VENDA      LOCAÇÃO

 

NOTÍCIAS

Conheça os benefícios de ter um jardim vertical em casa

13-04-2018

 

Não tem muito espaço mas quer um pouco de verde na sua casa? Os jardins verticais são uma ótima opção para trazer a natureza para mais perto de você.

 

Com a urbanização, as áreas de vegetação ficaram cada vez mais escassas nos centros urbanos, enquanto o asfalto, concreto e prédios se tornaram cada vez mais presentes.  Por conta disso, surgiram as chamadas “ilhas de calor”, fenômeno em que as áreas urbanizadas apresentam temperaturas elevadas, além de sofrerem com enchentes, chuvas ácidas e poluição do ar. A percepção desses problemas e a preocupação com o meio ambiente fizeram com que, especialmente nos últimos anos, os jardins verticais ganhassem mais espaço.

Também conhecidos como paredes verdes, os jardins verticais podem ser instalados em qualquer superfície vertical, cobrindo paredes internas ou externas, tanto de altos muros de edifícios como de pequenas paredes de casas ou varandas de apartamentos. Dentre seus benefícios, amenizam a radiação solar, refrescam o ambiente, melhoram a qualidade do ar, abafam sons e contribuem para o aumento da biodiversidade na cidade.

A instalação não exige muitos materiais. Além de uma parede livre, serão necessários espaçadores, que são fixados nas paredes e mantem o jardim a uma certa distância da parede, para evitar infiltrações; chapas ecológicas, que promovem a impermeabilização; e pedaços de feltro, em que são instaladas as plantas e também servem como aparadores para água e nutrientes. E por precisar de bastante água, o ideal é que um sistema de irrigação também seja instalado.

É importante consultar um especialista para verificar as condições de instalação, luminosidade, ventilação e umidade, além dos tipos de planta mais indicados para o seu projeto. Como a manutenção é mínima, ter essa área arborizada na sua casa é um investimento sustentável que compensa muito para o seu bem-estar e para o cuidado com o meio ambiente.