VENDA      LOCAÇÃO

 

NOTÍCIAS

Mantenha sua cozinha e sua casa seguras

23-01-2018

 

O botijão de gás ainda está presente em muitas residências, o que requer alguns cuidados para a manutenção da segurança.

Por ser altamente inflamável, o mais indicado é que o botijão fique fora da casa, em um lugar de fácil acesso, pois se houver algum vazamento o gás se dissipará no ambiente. Nesse caso, é necessário uma extensão de cobre para que a mangueira chegue até o fogão, especialmente se ela for instalada no subsolo. Além disso, é recomendado que o botijão seja armazenado em um local coberto.

Caso o botijão de gás precise ser armazenado dentro da residência, alguns cuidados são recomendados:

- Nunca deitar, virar ou rolar o botijão;

- Não passar a mangueira por trás do fogão;

- Manter o botijão a uma distância mínima de 80cm do fogo;

- Manter o botijão a uma distância mínima de 1,50m de instalações elétricas e de ralos de escoamento de água (por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar em ralos e canos);

- Não expor o botijão a uma temperatura superior a 50°C;

- Não fazer extensões na mangueira de gás;

- Não conectar acessórios na válvula do botijão, pois o plugue-fusível pode derreter e causar um incêndio.

No momento de realizar a troca de um botijão de gás, é indicado verificar se ele não apresenta nenhum dano, se a marca estampada no relevo do botijão é a mesma estampada no lacre e na etiqueta e se os botões do fogão estão desligados.

Após a instalação, um truque simples pode indicar se está havendo vazamento ou não: colocar espuma de sabão entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se surgirem bolhas, significa que está havendo vazamento, e o indicado é repetir a operação. Se as bolhas persistirem, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Caso o problema persista, é necessário contatar assistência técnica.